REUSO DE RESÍDUO ORGÂNICO PARA PRODUÇÃO DE ADUBO

A compostagem é um processo natural que transforma resíduos orgânicos em um material rico em nutrientes para o solo, conhecido como adubo orgânico. Aqui estão sete passos básicos para realizar a compostagem com sucesso:

  1. Encontre um local no seu quintal ou jardim que seja de fácil acesso, recebe um pouco de sol e está protegido do vento excessivo. É importante que o local seja conveniente para que você possa adicionar e virar os materiais com facilidade.
  1. Separar resíduos orgânicos, como cascas de frutas e vegetais, folhas, aparas de grama, serragem e pequenos ramos. Evite adicionar carne, laticínios, ossos e resíduos de animais domésticos, pois eles podem atrair pragas.
  1. Coletar material seco como papéis, papelão, folhas, resíduos de poda, serragem.
  1. Comece com uma camada de material seco e uma camada de resíduo orgânico e cubra sempre com material seco. Continue alternando as camadas.
  1. Sempre cubra os resíduos orgânicos com uma camada generosa de material seco para ajudar na aeração e para afastar pragas.
  1. Para fornecer oxigênio ao processo de decomposição, vire o composto uma vez por semana usando um garfo de jardinagem ou uma pá. Isso ajuda a acelerar a compostagem e evita maus odores.
  1. A compostagem pode levar 3 meses para se transformar em composto maduro, dependendo das condições e do tamanho da pilha (faça de meio metro de altura no máximo para acelerar). O composto estará pronto quando tiver uma textura granulada de cor escura, um cheiro de terra e parecer homogêneo.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.